Artistas celebram o Dia Mundial do Teatro com vídeos de espetáculos na internet

Em tempos de isolamento, data acabou sendo lembrada de uma maneira diferente em 2020

Celebrado desde 1961, hoje é o Dia Mundial do Teatro. Em tempos de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, neste ano, a data foi celebrada no Brasil de uma maneira diferente.

Por estarem, neste momento, impedidos de exercerem seus ofícios nos palcos, os criadores teatrais brasileiros resolveram promover pela internet nesta sexta-feira (27) uma corrente de exibição de vídeos com recortes, teasers e até espetáculos inteiros consagradas pelo Brasil, todos marcados com a #teatroparatemposisolados.

“Neles, há algum vestígio do que esses artistas, da cena e de seus bastidores, fizeram e fazem. Os vídeos das criações cênicas, mesmo quando exibidas na íntegra, são registros-rastros do teatro. Mas teatro mesmo é outra coisa”, diz parte do texto compartilhado pelos grupos teatrais nesta sexta-feira (27). 

Abaixo, está a lista de alguns espetáculos lembrados pelos artistas em homenagem à data. Escolha o seu e se divirta!

Cia Pierrot Lunar (de BH) – Espetáculo Alice (1996)

Coletivo Binário (de São Paulo) – 180 Dias de Inverno

Cia de Solos e Bem Acompanhados (Rio Grande do Sul) – Sobre Anjos & Grilos – O universo de Mario Quintana”, direção de Deborah Finocchiaro

Grupo Cirandela (Santa Catarina)

Dia Mundial do TeatroEm 27 de março de 1961, foi criado o Dia Mundial do Teatro e, desde então, artistas, grupos e profissionais da cena comemoram a beleza e a dureza desse ofício. Em 27 de março de 2020, o teatro, que é a arte do encontro, será comemorado sem o encontro. Neste momento, artistas e público não podem realizar aquilo que faz o teatro existir. Por isso, criadores teatrais brasileiros propõem como ação simbólica uma corrente de exibição de vídeos dos seus espetáculos, performances, teasers… Neles há algum vestígio do que esses artistas, da cena e de seus bastidores, fizeram e fazem. Os vídeos das criações cênicas, mesmo quando exibidas na íntegra, são registros-rastros do teatro. Mas teatro mesmo é outra coisa. É sobretudo os noventa por cento do tempo que esses trabalhadores empenham em seus estudos, ensaios, convívios, principalmente o convívio com outras e outros criadores. Pois é no convívio, nisso que está suprimido neste momento, que é possível uma ética que seja ética. Enquanto rasuramos internamente a saída de tudo isso, nós do Grupo Cirandela nos somamos a essa corrente e apresentamos a você o vídeo do espetáculo "Para Contar Estrelas" que estreou em 2016. Deixamos aqui um pequeno teaser. Que nos seja útil. E que possamos continuar: Evoé! Viva o Teatro!!!Ficha técnica "Para Contar Estrelas":Roteiro e Argumento: Priscila Schaucoski, Bruno Andrade, Yonara Marques e Reveraldo Joaquim Direção: @reveraldojoaquim e @yo_yonara @cirquinhodoreviradoAtuação: @priscilaschaucoski e @brunoandradisDramaturgia: Luan Marques Joaquim @luanmarjoaMúsicas: Bruno Andrade e Priscila Schaucoski Direção de arte: Reveraldo Joaquim Cenário: Reveraldo Joaquim e Bruno Andrade Figurino: Yonara Marques e Priscila Schaucoski Adereços: Priscila Schaucoski, Bruno Andrade e Reveraldo Joaquim Costureira: Dona ValentinaAssessor de imprensa: Antônio Rozeng @antoniorozeng#fecate#federacaocatarinensedeteatro#TeatroParaTemposIsolados#TeatroNaQuarentena#DiaMundialdoTeatro #FiqueEmCasa

Publicado por Grupo Cirandela em Sexta-feira, 27 de março de 2020

Grupo Gextus (de Santos/SP) peça Stela do Patrocínio – Direção Maria Tornate

Metamorfose Cia Cênica (Santa Catarina) – SOS – Uma mulher só

Clowns de Shakespeare (de Natal/RN) – Projeto Lavínias

Ação Coletiva

Por Redação: 27/03/2020

Click para Avaliar essa Matéria
[Total: 1 Média 5]

Geferson Oliveira

Músico, Administrador de Empresas, amante da Cultura e cozinheiro nas horas vagas. A pior prisão é a do preconceito! Pessoas normais me assustam! Cria Curvos Y Te Sacarán Los Ojos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *